top of page

Refood: Aproveitar para alimentar

O movimento Refood teve o seu início com um repto à comunidade: eliminar o desperdício alimentar e, simultaneamente, a fome. Esta fome, tantas vezes envergonhada, de quem cala uma vida por vezes madrasta, uma situação de desemprego não esperada, um revês no que já se tinha por certo ou qualquer outra situação em que já não se consegue suprir uma necessidade básica: a alimentação.


Com o mote: “É possível!” Marcou-se o início de um movimento que recolhe refeições oriundas do desperdício da restauração ou agricultura mas em perfeitas condições de ser consumido.


O CRIC aceitou o convite do Núcleo de Coruche da Refood, tornando-se parceiro do movimento. Tendo conhecimento de diversas famílias em situação de carência económica do concelho o CRIC criou, em 2013 o Projeto SOS Família. São essas famílias sinalizadas e acompanhadas pelo CRIC que recebem as refeições recolhidas pela Refood desde março de 2017. No mês de maio, com apenas 2 horas por semana, 15 voluntários alimentaram 25 pessoas/ 10 famílias todos os dias, com refeições quentes. Relativamente a pão/bolos, registámos uma média de 26 pessoas servidas por dia.


Além das estatísticas que elaboramos e que confirmam o sucesso desta iniciativa, tendo em conta a sua filosofia, acresce o feedback das famílias, carregadas de agradecimento e sentimento que nos relatam: “ É uma ajuda preciosa”; “ Sem esta refeição não ia jantar”.

Todo o trabalho de recolha e distribuição é voluntário e muito necessário. O núcleo de Coruche necessita de mais voluntários, que possam doar algumas horas do seu dia ou semana para esta causa. Fica o convite, reforçado pela certeza de que este movimento está a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida de muitas famílias...tudo isto com a canalização de bens que seriam desperdiçados.


Para quem nos lê, fica o convite! Aceita?

JUNTE-SE A ESTE MOVIMENTO. Email: refood.coruche@gmail.com Telefone: 93 241 66 66

Destaques
Recentes
bottom of page